IMPACTOS E DESAFIOS DA NEGLIGÊNCIA FAMILIAR NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Natalya Paris de Jesus Faceli
  • Elizangela da Vitoria Silva faceli
  • Rosanea Pagoto faceli

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3903

Palavras-chave:

Criança; Escola; Negligência

Resumo

O presente estudo investigou os impactos e desafios da negligência familiar na educação
infantil, utilizando uma metodologia bibliográfica. A negligência ocorre quando há maus-tratos e a
omissão de cuidados básicos, configurando-se como um grave problema social. A negligência
familiar é um fenômeno muitas vezes silencioso e difícil de identificar, o que torna ainda mais
desafiador abordá-la. Por exemplo, elas podem desenvolver transtornos de ansiedade, dificuldades
de aprendizado e problemas de autoestima, essas consequências podem se estender por toda a
vida. Diante desse cenário preocupante, conclui-se que é essencial implementar uma abordagem
preventiva multidisciplinar. Isso envolve a colaboração entre familiares, educadores e profissionais
da saúde para identificar sinais de negligência e oferecer o suporte necessário às crianças em
risco. Programas de conscientização sobre a importância dos cuidados adequados na infância são fundamentais para promover um ambiente saudável e seguro para o desenvolvimento das crianças.
Somente por meio de um esforço conjunto será possível assegurar um ensino e aprendizagem mais
eficazes, proporcionando às crianças as oportunidades necessárias para crescerem saudáveis e
felizes.

Referências

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Marília. (2013). "Casa Lar: Modelo e Desafios no Cuidado de

Crianças e Adolescentes."

DARO, D. e Cohn Donnelly, A. (2017). "Prevenindo maus-tratos infantis: um

guia para agir e gerar evidências."

DE BELLIS, M. D., HOOPER S. R., SPRATT E. G. & WOOLLEY D. P.

(2009). Neuropsychological findings in childhood neglect and their relationships topediatric PTSD. Journal of the International Neuropsychological Society,

Cambridge, 15, p. 868-878.

DOWD, K. e Kinsey, S. (2007). "Bem-estar infantil e bem-estar infantil: novas

perspectivas da Pesquisa Nacional de Bem-Estar de Crianças e Adolescentes.

DUARTE, Karina; Reis, Ana Fátima. (2015). "Acolhimento Familiar: Políticas

e Práticas."

GUERRA, V. N. A. (2001). Violência de pais contra filhos: A tragédia

revisitada. São Paulo: Cortez.

ICAST. Disponível em:<https://ispcan.org/ispcan-resources/library/icast/#icast-tool>. Acesso em: 8 abr.2025.

MINISTÉRIO DA MULHER, da Família e dos Direitos Humanos. (2020).

"Manual Técnico de Abrigos para Crianças e Adolescentes."

OLIVEIRA, Aline A., DUTRA, Ana Clara L., PAIVA, Ana Cristina A., LOPES,

Cárita L. C.,FREITAS, Taís M.Intervenções Lúdicas no Atendimento Terapêutico de

Crianças no CAPSi de Brumadinho. Betim–MG. 2017.

PASSOS, Maria Consuêlo. Nem tudo que muda, muda tudo: um estudo

sobre as funções da família. In: FÉRES CARNEIRO, Terezinha.Família e

Casal:Efeitos da Contemporaneidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio. 2005

REPPOLD, C. T, PACHECO, J., BARDAGI, M. & HUTZ, C. S.

(2002). Prevenção de problemas de comportamento e desenvolvimento de

competências psicossociais em crianças e adolescentes: Uma análise das práticas

educativas e dos estilos parentais. Situações de risco e vulnerabilidade na infância

e na adolescência: Aspectos teóricos e estratégias de intervenção (pp. 7-51). São

Paulo: Casa do Psicólogo.

ROQUE, E. M. S. T. & FERRIANI, M. G. C. (2007). Estudo das famílias de

crianças e adolescentes, vítimas de violência, que sofreram intervenção da

justiça. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15(4), 334-344.

SENA, Luciana; Penso, Maria Aparecida. (2016). "Famílias Acolhedoras:

Desafios e Possibilidades."

UNICEF. (1989). Convenção sobre os Direitos da Criança.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Paris de Jesus, N., da Vitoria Silva , E. ., & Pagoto, R. . (2025). IMPACTOS E DESAFIOS DA NEGLIGÊNCIA FAMILIAR NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–13. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3903