HOSPITALIDADE NO VAREJO DE SERVIÇO: UM ESTUDO A RESPEITO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMÉRCIO DE ARTIGOS PARA FESTA E CORRELATOS

A Study on the Relationships Established within the Brazilian Association of Party Supplies and Related Trade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3922

Palavras-chave:

Hospitalidade, Varejo, Indice de Confiança

Resumo

A pesquisa analisa a hospitalidade no varejo na Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festa e Correlatos (ASBRAFE). O objetivo é desenvolver processos que melhorem a interação com os associados. A questão norteadora da pesquisa é: Há engajamento e hospitalidade na comunicação estabelecida entre a ABRASFE e seus associados? Para responder a essa pergunta, será investigado o processo de aplicação de questionário para obter o índice de confiança no mercado contratado pela ASBRAFE e aplicado aos seus membros e sócios. Utilizando estudo de caso, com abordagem qualitativa por meio da pesquisa descritiva da ABRASFE e abordagem quantitativa ao analisar os resultados dos questionários aplicados. Foram identificados baixos níveis de engajamento e participação, apesar de um cenário econômico otimista para o setor. O questionário aplicado não abordou completamente a hospitalidade, indicando a necessidade de campanhas de engajamento e estratégias para fortalecer as relações entre a associação e seus membros.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Trindade De Lima, Universidade Anhembi Morumbi

Graduanda de Economia pela Universidade Anhembi Morumbi

Marianna Vieira Lima Da Silva, Centro universitário SENAC

Granduanda de Design pelo Centro Universitário SENAC

Roseane Barcellos Marques, Universidade Anhembi Morumbi

Professora Dra. pela Universidade Anhembi Morumbi

Laryssa Carvalho Silva De Lima , Universidade Anhembi Morumbi

Estudante de gastronomia pela faculdade Anhembi Morumbi

Referências

Aiub, G. W., Andrini, J., & Juttel, N. (2012). Índice de confiança empresarial. Revista da UNIFEBE, 1(10 Jan/Jul).

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA -ICEI (2008) Índice de Confiança do Empresário Industrial: Nota Metodológica. Brasília: Pesquisas e Sondagens, 2008. CNI. Índice de Confiança do Empresário Industrial: mudanças metodológicas em 2007 / Confederação Nacional da Indústria. – Brasília.

Índice de Confiança Empresarial | IBRE. Disponível em: <https://portalibre.fgv.br/indice-de-confianca-empresarial>. Acesso em: 15 ago. 2024.

ASBRAFE. Disponível em: <https://www.asbrafe.com.br/>. Acesso em: 13 jul. 2024.

ALVES, C. A; MARQUES, R. B.; STEFANINI, C. J.; NASCIMENTO, V. DE S. Hospitalidade, experiências e emoções. Turismo: visão e ação/Turismo : visão e ação, v. 21, n. 3, p. 373–373, 17 out. 2019.

ARIFFIN, A. A. M., & MAGHZI, A. A preliminary study on customer expectations of hotel hospitality: Influences of personal and hotel factors. International Journal of Hospitality Management., 31(1), 191-198. 2012.

ASBRAFE. REGIMENTO INTERNO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMERCIO DE ARTIGOS PARA FESTAS E CORRELATOS - ASBRAFE. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.asbrafe.com.br/_files/ugd/6f72f5_4f0197683f1c448a81aac7b10fde8784.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2024.

BILGIHAN, A. Gen Y customer loyalty in online shopping: An integrated model of trust, user experience and branding. Computers in Human Behavior, 61, 103-113. 2016.

CRESWELL, John W. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Traditions. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998.

JOHNSTON, R., & CLARK, G. Service operations management: Improving service delivery. Prentice Hall. 2001.

Lashley, C. Studying hospitality: Insights from social sciences. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 8(1), 69-84. 2008.

LASHLEY, C., & MORRISON, A. In search of hospitality: Theoretical perspectives and debates. Butterworth-Heinemann. 2000.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

De Lima, M. E. T. ., Da Silva, M. V. L. ., Marques, R. B. ., & De Lima , L. C. S. . (2025). HOSPITALIDADE NO VAREJO DE SERVIÇO: UM ESTUDO A RESPEITO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMÉRCIO DE ARTIGOS PARA FESTA E CORRELATOS: A Study on the Relationships Established within the Brazilian Association of Party Supplies and Related Trade. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–20. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3922