COMPREENDENDO A ANSIEDADE
DA TEORIA À INTERVENÇÃO PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v10i1.4002Palabras clave:
Ansiedade, Saúde Mental, Prevenção, Tratamento, Abordagem MultidisciplinarResumen
Este estudo propõe uma análise aprofundada da ansiedade enquanto condição psicológica de alta prevalência e impacto global, cuja relevância tem se intensificado nas últimas décadas, especialmente no contexto pós-pandêmico. Dados recentes apontam para o crescimento expressivo dos transtornos de ansiedade em diferentes faixas etárias, o que justifica a necessidade de investigações que ampliem a compreensão sobre seus determinantes e formas de manejo. A partir da pergunta norteadora — quais os fatores biopsicossociais mais relevantes para o aumento dos transtornos de ansiedade e como abordagens integradas podem contribuir para sua prevenção e tratamento? — busca-se desenvolver uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre o tema. O objetivo geral consiste em analisar a ansiedade sob uma perspectiva biopsicossocial, articulando aspectos teóricos e práticos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica. As fontes foram selecionadas a partir de bases científicas como SciELO, PePSIC e Google Scholar, com prioridade para publicações dos últimos dez anos. A análise foi guiada por critérios de relevância científica, atualidade e validade teórica. Autores como Beck, Segal, Williams, Teasdale, Hofmann, Padesky e Mooney fundamentam a discussão, oferecendo subsídios para pensar estratégias de enfrentamento que integrem diferentes saberes. Este estudo contribui para o campo ao enfatizar a importância de intervenções integrativas e preventivas, promovendo uma abordagem mais abrangente, ética e sensível à complexidade da ansiedade no mundo contemporâneo.
Citas
ALLEN, Albert John; LEONARD, Henrietta; SWEDO, Susan E. Current knowledge of medications for the treatment of childhood anxiety disorders. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, [S.l.], v. 34, n. 8, p. 976-986, 1995.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ANDRÉ. Neuroses na era digital: o impacto da tecnologia em nossa saúde mental. Psicanálise Blog, 2023. Disponível em: https://psicanaliseblog.com.br/neuroses-era-digital-impacto-tecnologia-saude-mental/. Acesso em: 22 abr. 2025.
ANDREWS, Bernice; HEJDENBERG, Jennie; WILDING, John. Student anxiety and depression: comparison of questionnaire and interview assessments. Journal of Affective Disorders, Amsterdam, v. 95, n. 1-3, p. 29-34, 2006.
BARLOW, David H. Anxiety and its disorders: the nature and treatment of anxiety and panic. New York: Guilford Press, 1988.
BERNSTEIN, Gregory A.; BORCHARDT, Christine M.; PERWIEN, Allan R. Anxiety disorders in children and adolescents: a review of the past 10 years. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, [S.l.], v. 35, p. 1110-1119, 1996.
BROOCKS, Andreas et al. Exercise avoidance and impaired endurance capacity in patients with panic disorder. Neuropsychobiology, [S.l.], v. 36, n. 4, p. 182-187, 1997.
JUÁREZ, Giovanna Maribel Rosado; GOIS, Cristiane Franca Lisboa; SAWADA, Namie Okino. Ansiedade e medo: avaliação crítica dos artigos na área da saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 8., 2002. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2002.
JUNG, Carl Gustav. Psychological aspects of the Eastern and Western mind. London: Routledge & Kegan Paul, 1966.
Lopes, A.B. et al. Transtorno de ansiedade Generalizada: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, vol 35, Belo Horizonte, 2021.
Lopes KCSP, Santos WL. Transtorno de ansiedade. Rev Inic Cient Ext. 2018; 1(1): 45-50.
MEYER, Thomas et al. Endurance training in panic patients: spiroergometric and clinical effects. International Journal of Sports Medicine, [S.l.], v. 19, n. 7, p. 496-502, 1998.
RIEF, Winfried; HERMANUTZ, Michael. Responses to activation and rest in patients with panic disorder and major depression. British Journal of Clinical Psychology, [S.l.], v. 35, pt. 4, p. 605-616, 1996.
SWEDO, Susan E.; LEONARD, Henrietta L.; ALLEN, Albert J. New developments in childhood affective and anxiety disorders. Current Problems in Pediatrics, [S.l.], v. 24, p. 12-38, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.