FILOSOFIA DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES E INTERSEÇÕES DA LÓGICA E DO INFINITO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3996Palabras clave:
Filosofia da matemática, Lógica, Infinito, InterdisciplinaridadResumen
A análise filosófica da matemática desempenha um papel fundamental na promoção de novas perspectivas e metodologias dentro da disciplina, expandindo as possibilidades para a resolução de questões matemáticas. A presente investigação tem como propósito realizar uma avaliação crítica dessas distintas abordagens e teorias, buscando compreender suas repercussões tanto para a filosofia da matemática quanto para sua prática. Busca-se explorar de que modo as reflexões acerca dos fundamentos matemáticos podem contribuir para o seu desenvolvimento e aprimoramento. Para a realização deste estudo, adotaram-se procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, apoiados em materiais já publicados, incluindo teses, livros e artigos científicos acessados por meio de plataformas acadêmicas como SciELO, Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, ResearchGate, entre outras, as quais facilitaram a construção do conhecimento e estimularam o debate entre diferentes visões. Os resultados indicaram que as reflexões neste campo têm favorecido o avanço do entendimento matemático. Tais reflexões exercem influência direta na educação matemática, moldando a maneira como a disciplina é ensinada em instituições escolares e universitárias. Conclui-se que as investigações sobre os fundamentos da filosofia da matemática são essenciais para o progresso desta área de estudo. Apesar dos obstáculos existentes, a continuidade das pesquisas e o diálogo entre diversas correntes filosóficas são imprescindíveis para aprofundar A compreensão acerca da essência e validade da matemática.
Citas
AGNE, L. S.; HARRES, J. B. S. Influências Filosóficas no Educar pela Pesquisa em Matemática. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, Ed. Filosofia da Educ. Matemática, p. 117-133, 2016.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Reflexões sobre história, filosofia e matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, p. 42-60, 1992.
DE SOUZA, Ricardo Timm. Sujeito, ética e história: Levinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental. EDIPUCRS, 1999.
GIL, Antônio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
SHAPIRO, Stewart. Filosofia da matemática. Leya, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.