O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E ATUAÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UFSCar
  • Emerson Aparecido Augusto UFSCar
  • Ubirajara Donisete Ferreira Leão UFSCar
  • Rafaela Vereda Goffredo Santini UFSCar
  • Plínio Gabriel João UFSCar
  • Fernando de Natali Frascá UFSCar
  • Jaqueline Contarin UFSCar
  • Emanuella Silveira Vasconcelos UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3995

Palabras clave:

Libras, Matemática, Inclusão, Acessibilidade, Intérprete

Resumen

Pesquisas envolvendo inclusão e acessibilidade estão em constante desenvolvimento no nosso país, mostrando a importância que as políticas públicas exercem frente ao tema. Um conjunto de condições e possibilidades é fundamental frente ao assunto, desde a criação de leis específicas e adaptação dos ambientes escolares visando diminuir a segregação sofrida pelos surdos ao longo da história. Pensando nisso, o presente artigo tem como foco estabelecer uma ligação entre o ensino da Matemática e a inclusão escolar oferecendo acessibilidade no ensino da Matemática para alunos surdos. Serão realizados estudos sobre as nuances da Língua Brasileira de Sinais, desde os fundamentos da língua, passando pela tradução/interpretação e contextualizando sobre o papel do professor e do tradutor/intérprete (ILS) nas diversas situações do dia a dia, destacando a importância do elo entre os profissionais com o objetivo de oferecer um maior suporte e educação de qualidade aos alunos com deficiência auditiva nas aulas de Matemática.

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Publicado

2025-05-15

Cómo citar

Guerra, A. de L. e R., Augusto, E. A., Leão, U. D. F., Santini, R. V. G., João, P. G., Frascá, F. de N., Contarin, J., & Vasconcelos, E. S. (2025). O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E ATUAÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 9(1), 1–12. https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3995

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