O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E ATUAÇÃO DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3995Palabras clave:
Libras, Matemática, Inclusão, Acessibilidade, IntérpreteResumen
Pesquisas envolvendo inclusão e acessibilidade estão em constante desenvolvimento no nosso país, mostrando a importância que as políticas públicas exercem frente ao tema. Um conjunto de condições e possibilidades é fundamental frente ao assunto, desde a criação de leis específicas e adaptação dos ambientes escolares visando diminuir a segregação sofrida pelos surdos ao longo da história. Pensando nisso, o presente artigo tem como foco estabelecer uma ligação entre o ensino da Matemática e a inclusão escolar oferecendo acessibilidade no ensino da Matemática para alunos surdos. Serão realizados estudos sobre as nuances da Língua Brasileira de Sinais, desde os fundamentos da língua, passando pela tradução/interpretação e contextualizando sobre o papel do professor e do tradutor/intérprete (ILS) nas diversas situações do dia a dia, destacando a importância do elo entre os profissionais com o objetivo de oferecer um maior suporte e educação de qualidade aos alunos com deficiência auditiva nas aulas de Matemática.
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