A REALIZAÇÃO DA 1ª FEIRA LITERÁRIA INDEPENDENTE EM ALVORADA-RS COMO INICIATIVA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3979Keywords:
Feira literária independente, Cultura local, Alvorada-RSAbstract
Este artigo apresenta uma análise da 1ª Feira Literária Independente em Alvorada-RS, realizada em dezembro de 2024 por escritores e artistas locais, em resposta ao cancelamento da tradicional Feira do Livro Municipal daquele ano. A ausência de políticas públicas efetivas de apoio à cultura literária na cidade motivou a criação de um movimento autônomo, com o objetivo de criar um espaço de valorização da produção literária local, além de fomentar o acesso da comunidade à leitura e às demais formas de manifestação artística. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo investiga os processos de mobilização, organização e execução do evento, os desafios enfrentados pelos envolvidos e os resultados alcançados. A pesquisa aponta que, apesar das dificuldades iniciais, a ação foi bem-sucedida em seu propósito de incentivar a cultura local, promover a troca de experiências entre os participantes e fortalecer a identidade literária de Alvorada-RS, tornando-se uma referência para futuras edições.
References
BARROS, João. Gestão cultural comunitária: experiências e desafios. São Paulo: Autêntica, 2019.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Alegre: Artmed, 1994.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-263.
COSTA, Marcelo. Feiras do livro e políticas culturais: uma análise crítica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATOS, Diego de Vargas; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues; BÖES, João Carlos. Influências da Literatura Infantil para a alfabetização e o letramento na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista OWL (OWL Journal) – Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 230–243, 2023.
MATOS, Diego de Vargas; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. Literatura Infantil e Matemática: análise do desenvolvimento de atividades lúdicas e interdisciplinares a distância na Educação Infantil. Ágor@ – Revista Acadêmica de Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 1–14, 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2001.
STAKE, Robert Earl. Pesquisa com estudo de caso. Porto Alegre: Penso, 2011.
SOARES, Magda Becker. Práticas e eventos de leitura como promotores do letramento pela literatura. Educação: Teoria e Prática, Franca, v. 30, n. 63, p. 1–15, 2020.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. São Paulo: Difel, 2009.
Araújo, L. F. de, Silva, A. B. da, Purificação, M. M., Filho, E. D. da S., Silva, R. A. da, & Guerra, A. de L. e R. (2025). IMPORTÂNCIA DA ENERGIA MAREMOTRIZ NA PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1), 1–19. https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.3664
YIN, Robert Kuo-zuir. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZILBERMAN, Regina; SOARES, Magda Becker. Literatura e formação do leitor: fundamentos teóricos e práticos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.