FILOSOFIA DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES E INTERSEÇÕES DA LÓGICA E DO INFINITO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3996Palavras-chave:
Filosofia da matemática, Lógica, Infinito, InterdisciplinaridadResumo
A análise filosófica da matemática desempenha um papel fundamental na promoção de novas perspectivas e metodologias dentro da disciplina, expandindo as possibilidades para a resolução de questões matemáticas. A presente investigação tem como propósito realizar uma avaliação crítica dessas distintas abordagens e teorias, buscando compreender suas repercussões tanto para a filosofia da matemática quanto para sua prática. Busca-se explorar de que modo as reflexões acerca dos fundamentos matemáticos podem contribuir para o seu desenvolvimento e aprimoramento. Para a realização deste estudo, adotaram-se procedimentos metodológicos de natureza qualitativa, apoiados em materiais já publicados, incluindo teses, livros e artigos científicos acessados por meio de plataformas acadêmicas como SciELO, Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, ResearchGate, entre outras, as quais facilitaram a construção do conhecimento e estimularam o debate entre diferentes visões. Os resultados indicaram que as reflexões neste campo têm favorecido o avanço do entendimento matemático. Tais reflexões exercem influência direta na educação matemática, moldando a maneira como a disciplina é ensinada em instituições escolares e universitárias. Conclui-se que as investigações sobre os fundamentos da filosofia da matemática são essenciais para o progresso desta área de estudo. Apesar dos obstáculos existentes, a continuidade das pesquisas e o diálogo entre diversas correntes filosóficas são imprescindíveis para aprofundar A compreensão acerca da essência e validade da matemática.
Referências
AGNE, L. S.; HARRES, J. B. S. Influências Filosóficas no Educar pela Pesquisa em Matemática. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.11, Ed. Filosofia da Educ. Matemática, p. 117-133, 2016.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Reflexões sobre história, filosofia e matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, p. 42-60, 1992.
DE SOUZA, Ricardo Timm. Sujeito, ética e história: Levinas, o traumatismo infinito e a crítica da filosofia ocidental. EDIPUCRS, 1999.
GIL, Antônio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
SHAPIRO, Stewart. Filosofia da matemática. Leya, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.