TRANSPORTE HIDROVIÁRIO ESCOLAR NO AMAPÁ
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3906Palavras-chave:
Educação; Transporte escolar; Amapá; comunidades ribeirinhas; segurançaResumo
Para milhões de alunos brasileiros, o transporte hidroviário escolar não é uma opção, mas o único meio para ter acesso à escola. Este estudo analisa a dinâmica do transporte escolar hidroviário em comunidades ribeirinhas do interior do estado do Amapá, com foco nas percepções dos usuários, nas fragilidades do serviço e nas possíveis melhorias para garantir acesso seguro e digno à educação e à justiça social. Diante dessa problemática, percebeu-se a necessidade de se discutir e democratizar informações que permitam o entendimento do ponto de vista dos usuários e dos órgãos responsáveis pela gestão desse transporte no estado. A metodologia pautou-se em um abordagem quali-quantitativa, com auxílio da pesquisa documental e visitas in loco, para melhor compreensão dos indicadores obtidos nas entrevistas que envolveram os alunos, pais, professores e técnicos de escolas que dependem desse tipo de transporte. Os resultados demonstram no que se refere à condução das políticas públicas voltadas ao transporte hidroviário escolar, a necessidade de estratégias descentralizadas, que considerem as especificidades socioterritoriais das diferentes regiões que depende deste transporte. Tal abordagem deve reconhecer as singularidades dos contextos locais, valorizando as capacidades institucionais de estados e municípios. Assim, o estudo reforça a urgência de políticas públicas integradas que considerem as especificidades amazônicas e assegurem a permanência escolar de crianças e adolescentes por meio de um transporte digno, seguro e regular.
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